terça-feira, 22 de maio de 2012

Iluminismo / Criticismo Kantiano - Immanuel Kant

ILUMINISMO / CRITICISMO KANTIANO

 Immanuel Kant (1724 – 1804)

Algumas obras importantes:
Crítica da razão prática (1788);
Critica do juízo (1790);
Critica da razão pura (1781 e 1787);

Pessoa crítica é a que tem posições independentes e refletidas, é capaz de pensar por si própria e não aceita como verdadeiro o simples estabelecido por outros como tal, mas só após o seu exame livre e fundamentado.

O esclarecimento é um estágio alcançado com dificuldade com fragmentos de correntes anteriores como o racionalismo de Descartes (René Descartes) e o empirismo de Bacon e Locke(Francis Bacon e John Locke).

Fatores que impedem o esclarecimento:

Covardia;
Preguiça;
Se deixar manipular;
Ser impelidos pela força.

A razão deduz a existência de objetos (Deus, alma, mundo)como uma dedução transcendental das categorias. Na qual expõe a crítica a que há que submeter a razão humana a fim de indagar as condições que tornam possível o conhecimento a priori. Com a sua filosofia Kant conciliava as disputas entre empiristas e racionalistas. Para isso considera que existem duas faculdades que operam na aquisição de conhecimentos: a sensibilidade e o entendimento

Chama sensibilidade à "capacidade de receber representações (receptividade), graças à maneira como somos afetados pelos objetos"; por intermédio dela são-nos, pois, dados objetos, fornecidas intuições

No entanto, é o entendimento que pensa esses objetos, sendo dele que provêm os conceitos. Kant não atribui primazia a nenhuma das duas capacidades: "sem a sensibilidade, nenhum objeto nos seria dado; sem o entendimento, nenhum seria pensado"

Segundo Kant, são a priori os elementos do conhecimento (intuições, conceitos, juízos)
Dedução apartir da observação e interpretação externa.


e são posteriori aqueles provindos de uma experiência ou seja, uma convivência, relacionamento direto sem deduções.

Um comentário: