quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Etnocentrismo e relativismo cultural

Etnocentrismo consiste em considerar o próprio grupo como o centro e suas normas como as corretas, avaliando e julgando os demais grupos a partir dele. a cultura de nosso grupo, de nosso povo, é vista como superior. As outras são consideradas tanto mais desenvolvidas quanto mais se aproximem da nossa. Um exemplo clássico de etnocentrismo é o dos colonizadores europeus, diante dos povos indígenas. Os europeus consideravam-se "a civilização"e os índios eram tidos como bárbaros, primitivos e atrasados. O etnocentrismo transforma a cultura do grupo em padrão de medida. Nossa religião é a verdadeira, nossa raça é superior; nossa sociedade é mais desenvolvida; nosso país é melhor do mundo; etc.
De acordo com o relativismo cultural, por outro lado, cada aspecto ou característica de uma cultura refere-se a seu ambiente, a seu grupo. Cada comportamento é bom ou mau em relação à cultura em que está inserido. não podemos analisar e compreender os comportamentos de outros grupos e culturas com os critérios, valores e motivos do nosso grupo e de nossa cultura.
Vejamos alguns exemplos: entre nós, a justiça pelas próprias mãos e a vingança são condenáveis, mas entre esquimós são perfeitamente normais.
O relativismo cultural, portanto, opõe-se ao etnocentrismo.

Questões:

1 - O que é etnocentrismo? Dê exemplos.
2 - O que é relativismo cultural? Dê exemplos.
3 - Agora fale nas suas palavras o que você acha destes dois termos e como podemos relacioná-los com nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário