Pode-se até admitir que os
pobres tenham virtudes, mas elas devem ser lamentadas. Muitas vezes ouvimos que
os pobres são gratos à caridade. Alguns o são, sem dúvida, mas os melhores
entre eles jamais o serão. São ingratos, descontentes, desobedientes e rebeldes
– e têm razão. Consideram que a caridade é uma forma inadequada e ridícula de
restituição parcial, uma esmola sentimental, geralmente acompanhada de uma
tentativa impertinente, por parte do doador, de tiranizar a vida de quem a
recebe. Por que deveriam sentir gratidão pelas migalhas que caem da mesa dos
ricos? Eles deveriam estar sentados nela e agora começam a percebê-lo. Quanto
ao descontentamento, qualquer homem que não se sentisse descontente com o péssimo
ambiente e o baixo nível de vida que lhe são reservados seria realmente muito
estúpido. Qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que
a desobediência é a virtude original do homem. O progresso é uma conseqüência
da desobediência e da
rebelião. Muitas vezes elogiamos os pobres por serem econômicos. Mas recomendar
aos pobres que poupem é algo grotesco e insultante. Seria como aconselhar um
homem que está morrendo de fome a comer menos; um trabalhador urbano ou rural
que poupasse seria totalmente imoral. Nenhum homem deveria estar sempre pronto
a mostrar que consegue viver como um animal mal alimentado. Deveria recusar-se
a viver assim, roubar ou fazer greve – o que para muitos é uma forma de roubo.
Quanto à mendicância, é muito mais seguro mendigar do que roubar, mas é melhor
roubar do que mendigar. Não! Um pobre que é ingrato, descontente, rebelde e que
se recusa a poupar terá, provavelmente, uma verdadeira personalidade e uma
grande riqueza interior. De qualquer forma, ele representará uma saudável forma
de protesto. Quanto aos pobres virtuosos, devemos ter pena deles mas jamais
admirá-los. Eles entraram num acordo particular com o inimigo e venderam os
seus direitos por um preço muito baixo. Devem ser também extraordinariamente
estúpidos. Posso entender que um homem aceite as leis que protegem a
propriedade privada e admira que ela seja acumulada enquanto for capaz de
realizar alguma forma de atividade intelectual sob tais condições. Mas não
consigo entender como alguém que tem uma vida medonha graças a essas leis possa
ainda concordar com a sua continuidade. Entretanto, a explicação não é difícil,
pelo contrário. A miséria e a pobreza são de tal modo degradantes e exercem um
efeito tão paralisante sobre a natureza humana que nenhuma classe consegue
realmente ter consciência de seu próprio sofrimento. É preciso que outras
pessoas venham apontá-lo e mesmo assim muitas vezes não acreditam nelas. O que
os patrões dizem sobre
os agitadores é totalmente
verdadeiro. Os agitadores são um bando de pessoas intrometidas que se infiltram
num determinado segmento da comunidade totalmente satisfeito com a situação em
que vive e semeiam o descontentamento nele. É por isso que os agitadores são
necessários. Sem eles, em nosso estado imperfeito, a civilização não avançaria.
A abolição da escravatura na América não foi uma conseqüência da ação direta
dos escravos nem uma expressão de seu desejo de liberdade. A escravidão foi
abolida graças à conduta totalmente ilegal de certos agitadores vindos de Boston
e de outros lugares, que não eram escravos, não tinham escravos nem qualquer
relação direta com o problema. Foram eles, sem dúvida, que começaram tudo. É
curioso observar que dos próprios escravos eles só receberam pouquíssima ajuda
material e quase nenhuma solidariedade. E quando a guerra terminou e os
escravos descobriram que estavam livres, tão livres que podiam até morrer de
fome livremente, muitos lamentaram amargamente a nova situação. Para o pensador, o fato mais trágico da Revolução
Francesa não foi que Maria Antonieta tenha sido morta por ser rainha, mas que
os camponeses famintos da Vendér tivessem concordado em morrer defendendo a
causa do feudalismo.
Oscar Wilde, “The soul of man under socialism”, 1891,
in George Woodcoch,
Os grandes
escritos anarquistas, Porto Alegre, L&PM, 1981,
p. 66-67
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